Ventilador de Teto Com Problema Na Instalação - Remape Serviços
Ventilador de Teto Com Problema Na Instalação

Ventilador de Teto Com Problema Na Instalação

Ventilador de Teto Com Problema Na Instalação,Como Saber Onde E Como Resolver Isso?

Ventilador de Teto Com Problema Na Instalação,Primeiramente Deve Chamar Um Técnico Eletricista.

Ventilador de Teto Com Problema Na Instalação,Fazemos O serviço em Salvador e Lauro de Freitas-BA.






Fazemos Serviço de Instalação e Conserto de Ventilador de Teto em Salvador e Lauro de Freitas-BA Ligue:(71)4113-1825 (71)99111-2954 Whatsapp.


Ventilador de Teto Com Problema Na Instalação

Problema apresentado em uma instalação de ventilador de teto,na Parte Elétrica ou Montagem.

1) Depois de instalar um ventilador seguindo as informações corretas o mesmo apresenta os seguintes defeito.

a) Se eu ligar o ventilador ele funciona normal, mas se eu colocar uma lampada de teste em uma tomada a tensão que é de 127v cai consideravelmente;

b) Se eu acender uma lampada em um dos comodos o ventilador diminui a velocidade e tbem faz a tensão cair, de 127v para 110v;

Já verifiquei toda as ligações e aparentemente estão corretas, gostaria que vc me desse alguma dicas de como conseguir resolver este defeito.



SOLUÇÃO INDICADA:

De acordo com esta descrição tudo indica que a conexão (ligação) dos fios do ventilador na rede elétrica foi executada em SÉRIE, quando deveria ser em PARALELO.

Primeiramente desligue o disjuntor geral, pois não se deve efetuar nenhuma manutenção ou instalação com a rede energizada.

– Em seguida vamos fazer uma análise criteriosa das ligações que você fez ao ligar o ventilador.

Muito bem, vamos fazer juntos essa verificação:

1- Observe que do motor do ventilador vieram três (03) fios, sendo dois (02) da mesma cor e um de cor diferente.
Os dois fios da mesma cor devem estar ligados ao CAPACITOR e também ao controle de velocidade e liga/desliga que deverá estar na parede, na caixa de luz onde estava o interruptor da lâmpada.

2- Quando você desligou os fios que estavam ligados no interruptor, que eram dois (02), um deles é o FIO  FASE (AQUELE QUE DÁ CHOQUE QUANDO ESTA ENERGIZADO), o outro fio é o RETORNO da lâmpada.

3- Ao ligar o controle de velocidade e liga/desliga que provavelmente veio junto com o ventilador, você deve ter observado que ele também veio com dois (02) fios da mesma cor e um de cor diferente, além dos fios fase de entrada e o retorno para a lâmpada, que vem indicado pela cor no Manual do Fabricante.

4- Os dois fios que estavam ligados no interruptor que você retirou, são os mesmos que você deve ligar no fio fase de entrada e no fio de retorno para a lâmpada no controle de velocidade e liga/desliga.

ATENÇÃO: O fio chamado retorno estava ligado diretamente em um dos lados do receptáculo ( também conhecido vulgarmente como BOCAL) e o outro estava ligado na rede , na caixa de luz no teto.

5-Acredito que você tenha colocado (introduzido) mais dois (02) fios na tubulação (conduite) para poder ter as duas rotações no ventilador (ventilação e exaustão), além daqueles que já estavam quando só existia a lâmpada funcionando.

Esses dois fios é que serão ligados ao capacitor e ao mesmo tempo nos dois (02) fios da mesma cor que saem do motor do ventilador e nos dois (02) fios da mesma cor que saem do controle de velocidade e liga/desliga que veio junto com o ventilador.

Não se esqueça de verificar o Manual do Fabricante.

6- Resta somente um fio de cor diferente que sai do motor.
Este fio será ligado junto com um dos fios que vai para a lâmpada montada no ventilador, que serão ligados ao fio NEUTRO.

Esse fio é aquele que estava ligado no outro lado do receptáculo da lâmpada, que por sua vez estava ligado diretamente na rede elétrica (NEUTRO).

OBSERVAÇÃO: Devem ter vindo dois fios separados na caixa do ventilador, que são para a ligação da lâmpada montada junto do ventilador.

Você deve tê-los passados por dentro do eixo do motor e dentro do canote ( cano de ferro que sustenta o motor).
Eles são o retorno e o neutro da luminária.


0 comentários:

Postar um comentário